Novidade do app pode ser útil quando é preciso saber a entrada de grande prédio que ocupa mais de uma rua, ou na evacuação de um estabelecimento
Por enquanto, trata-se apenas de recurso em fase de testes, mas o Google Maps tem mostrado, em sua interface, um pequeno ícone em prédios e casas que indica o local exato de entrada dessas propriedades. A novidade foi notada inicialmente pelo Android Police.
O ícone que mostra a entrada das propriedades tem o formato de porta com seta ao lado. Trata-se de novidade boa para saber exatamente o ponto de entrada ou saída de um estabelecimento — como prédios comerciais, hotéis, shoppings, lojas e outras localidades, já que nem sempre isso ficava claro no Maps e podia confundir os usuários em determinadas situações.
O objetivo central dessa adição ao aplicativo seria facilitar a entrada do usuário em locais que possam ocupar mais de uma rua e não informam com clareza em qual rua fica a entrada principal.
Outro cenário no qual essa mudança pode ser bastante útil é em situações onde seja preciso evacuar rapidamente um local por conta de alguma emergência.
Outra mudança recente no Google Maps foi o que serviu de inspiração para essa mudança: há cerca de alguns meses, o app havia iniciado fase de testes para um indicador que mostrava o local exato de entrada e saída de estações de transporte público, como ônibus, trem ou metrô.
Mais sobre o ícone de local de entrada no Google Maps
O ícone se ativa no mapa quando o usuário procura e clica em local específico;
Ao clicar, a casa ou prédio fica avermelhada, em contraste com o ícone da entrada, indicado por seta verde dentro de círculo;
Os símbolos de entrada e saída não são mostrados no mapa comum, em navegação normal pelas ruas.
Ainda não é recurso que está visível a todos os usuários do aplicativo; conforme informado pelo Android Police, o teste foi percebido em um Google Pixel 7A, na versão 11.17.0101 do Google Maps
Foi notado também que o recurso ainda apresenta erros, com o local de entrada por vezes aparecendo em ponto que não corresponde com o correto. Ajustes ainda devem ser feitos e ainda não há previsão para lançamento ao público geral. A expectativa é que a novidade chegue antes para usuários que estão em grandes cidades.
Fonte: Olhar Digital. Acesso em Sindiconet: https://www.sindiconet.com.br/informese/google-maps-testa-indicador-de-entrada-noticias-mercado